Notícias 
Prefeitura e Câmara Municipal conquistam posto de Bombeiro Comunitário - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Notícias 
Prefeitura e Câmara Municipal conquistam posto de Bombeiro Comunitário
25/04/2013

esta segunda feira, 15, o presidente da Câmara Municipal, vereador Cacá Secchieri, juntamente com os vereadores Nenê Empreiteiro, Denis Moreira, Natália Dutra e Breno Alves, receberam na Casa de Leis o Capitão do Corpo de Bombeiros da Região de Catanduva Edmílson Santana Branco, para tratarem da regulamentação e implantação do Posto de Bombeiro Comunitário no município.

“O Estado está oferecendo para o município de Severínia a sua menor célula de atendimento operacional que nós chamamos de Bombeiro Comunitário. É um Bombeiro formado de apenas um homem, que na verdade é o articulador de todas as forças vivas do município. Então ele consegue reunir todas as pessoas importantes, as associações, agremiações para tratar de segurança contra o incêndio, tratar de prevenção e tratar do treinamento das pessoas que vão fazer o atendimento operacional na cidade.” Explicou o Capitão.

Antes da visita na Câmara o Capitão já tinha ido até a prefeitura, onde teve uma reunião com o prefeito Nil, no qual já ficou acertado os Projetos de Leis que precisaram passar por votação na Câmara Municipal e também o local para a instalação do posto. “Existem alguns Projetos de Lei de autoria do executivo, que devem ser encaminhados para a Câmara Municipal. Sendo aprovados nós temos a fase de assinatura do convênio da secretaria de segurança pública com o Município para a implantação do serviço de bombeiros no município. Ultrapassada essa fase nós iriamos para a fase de escolha e adaptação de um local adequado para instalar esse serviço de bombeiro. Dependendo do local selecionado provavelmente em 180 dias estará funcionando de fato.”

Sendo concretizado o Posto de Bombeiro Comunitário vai trazer muitos benefícios à população como explicou o Capitão. “Contando com um Bombeiro de segunda a sexta-feira no município, nós teremos as condições ideais para fazer todas as vistorias no município.

Dos munícipes, por exemplo, que precisarem protocolar um pedido de vistoria não teria que se deslocar até Olímpia como isso é feito hoje. Toda a parte de prevenção contra o incêndio, o trabalho educativo junto às escolas, vistoria técnica seria feito bem mais rápido.

Teremos condições de atender todos os alunos das escolas estaduais, municipais de Severínia para embutir neles toda a parte de prevenção, primeiros-socorros, de prevenção de acidentes do próprio lar etc. Hoje Severínia tem atendimento operacional feito através de Olímpia. Em emergências a viatura precisa percorrer a distância que separa os municípios. Com o Bombeiro atendendo o município exclusivamente, embora seja um só ele estará cercado de diversas pessoas treinadas pra dar o atendimento operacional e dar um melhor tempo resposta nas ocorrências.”

De mediato o Posto de Bombeiro Comunitário contará com um caminhão pipa já existente no município e também um caminhão de incêndio que hoje está em uso no Município de Olímpia. É um caminhão usado, mas que está em plenas condições para o atendimento operacional de Severínia.

Tendo essa primeira estrutura o Capitão explicou da possibilidade de ampliação do serviço para um posto de bombeiro 24 horas. “Existe uma estrutura montada para municípios que possuem uma população acima de 20 mil habitantes, e Severínia estaria chegando próximo dessa margem de 20 mil, que é o grupo de Bombeiros, aí se passaria a trabalhar de fato com o serviço de prontidão de 24 horas, porque esse serviço de bombeiro comunitário é um serviço de atividade administrativa de bombeiros. Esse segundo passo que seria para um futuro próximo nós traríamos para Severínia um grupo em torno de 12 homens para fazer o atendimento operacional durante 24 horas inclusive mediante ao telefone 193 que é o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros que nesse primeiro momento nós ainda não vamos ter,” encerrou.

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região