Notícias 
Carreta do PIO XVII fará exames de papanicolau e mamografia em Severínia - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Saúde 
Carreta do PIO XVII fará exames de papanicolau e mamografia em Severínia
10/08/2014

Está será uma grande oportunidade para quem ainda não fez seus exames preventivos de mamografia e papanicolau. A Carreta de exames do Hospital PIO XVII fará atendimento das 8hs até 13hs na UBS Raphael Casarini. Os interessados deverão comparecer ao local munidos de documentos pessoais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo do útero, ao lado do câncer de mama, é um dos grandes responsáveis por mortes nas mulheres. Somente em 2012, a previsão é de que nada menos do que 52 mil novos casos de câncer de colo do útero surjam, o que aumenta a importância de se fazer a prevenção. Esse cuidado, quando feito precocemente, aumenta as chances de sobrevivência e de cura.

Qual a importância de se fazer o exame preventivo de papanicolau, a partir de qual idade ele deve ser feito e com que frequência?

A importância do exame de citologia oncótica cervicovaginal, conhecido popularmente por exame de papanicolau ou preventivo, é fazer um diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. Esse exame consiste na coleta de células do colo uterino e da vagina e sua posterior avaliação microscópica pelo patologista. Nessa avaliação podem-se identificar alterações celulares pré-neoplásicas ou mesmo alterações compatíveis com o diagnóstico de câncer. Quando essas alterações pré-neoplásicas são identificadas, o ginecologista tem a possibilidade de fazer um tratamento preventivo e evitar a evolução para o câncer de colo do útero. Dessa forma, após um ano a dois da primeira relação sexual, é recomendado que a mulher faça esse exame anualmente.

E em relação aos exames de mamografia? Qual é a recomendação e importância?

O exame de mamografia deve ser feito, de maneira geral, anualmente a partir dos 40 anos. Em casos especiais em que as pacientes têm maior risco para o desenvolvimento do câncer de mama, esse exame deve ser feito antes dos 40 anos. A mamografia, junto com o exame clínico, possibilita a detecção precoce do câncer de mama e com isso proporciona melhor prognóstico no tratamento dessa doença.

Quando falamos em exames preventivos para mulheres, logo nos vêm à cabeça os exames ginecológicos e de mamografia. Eles realmente são os que mais exigem atenção ou também existem outros exames aos quais a mulher deve estar atenta? Por quê?

Eles são exames muito difundidos, pois permitem prevenção de uma doença muito estigmatizada que é o câncer. Entretanto, há outros exames que devem ser solicitados, principalmente para mulheres na pós-menopausa. Vale citar que, para essas mulheres, a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, etc.). Assim, é importante a solicitação do perfil lipídico (exame de colesterol e triglicérides).

Há também uma grande prevalência de hipotireoidismo (disfunção da glândula tiroide), sendo recomendado avaliar a sua função. Há ainda o risco de desenvolvimento de osteoporose, sendo importante uma avaliação da massa óssea através de uma densitometria óssea. E finalmente costuma-se solicitar um exame de ultrassonografia pélvica para avaliação dos órgãos genitais internos. Ressalta-se que esses exames, diferentemente da mamografia e da citologia oncótica, não precisam necessariamente ser realizados anualmente, e sim através de uma decisão clínica do médico.

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região