Notícias 
Meninas entre 11 e 13 anos precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Saúde 
Meninas entre 11 e 13 anos precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV
26/08/2014

FIQUE ATENTA  A SEGUNDA DOSE OCORRE EM SETEMBRO DE 2014. PROCURE A SALA DE VACINA!

A  vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, foi inserida no calendário de vacina em março  2014  no Sistema Único de Saúde (SUS), nas meninas de 11 a 13 anos de idade. A equipe da Vigilância Epidemiológica foi até as escolas e realizou a primeira dose da vacina HPV no mês de março. A partir de setembro de 2014 iniciaremos a aplicação da 2ª dose dando continuidade ao esquema de três doses: 0 (1ª dose), 6 meses após (2ª dose) e 5 anos após (3ª dose), preconizado pelo Programa Nacional de Imunização. Entretanto, os pais  deverão, junto com suas filhas  comparecerem na sala de vacina, afim de receberem  a segunda dose, que sequenciara a   eficácia de proteção vacinal contra o vírus do HPV (PAPILOMA VIRUS HUMANO).É fundamental que estas adolescentes recebam esta segunda dose, pois assim, produzirão uma maior resposta imunológica (maiores títulos de anticorpos) contra as verrugas genitais e o câncer do colo do útero. O uso da vacina HPV está embasado em estudos científicos de eficácia e segurança. Eventos adversos pós-vacinação (EAPV) associados à vacina podem ocorrer, porém a maioria destes são leves e  benignos.A continuidade da vacinação contra o HPV das adolescentes ocorrerá na SALA DE VACINA, localizada no Centro de Saúde III, no centro.

Parabéns! Você já deu o primeiro passo quando aceitou a vacina para  prevenção contra o câncer do colo do útero ao tomar a primeira dose quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV). O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à sua vida. No Brasil, é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. Para que a proteção seja completa você precisa completar o esquema de 03 doses. Vacinamos 100% das meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.

Observação: É muito importante que a adolescente leve o cartão de vacinação  no dia da administração da vacina, pois é o documento onde está registrada a 1ª dose e será registrada a 2ª. Ressalto que estaremos a disposição para informações e orientações à população! O Setor de V. Epidemiológica está localizado no prédio do Centro Oftalmológico, sala 1, ao lado do Pronto Socorro Municipal.

Guacira ( Enfª Coord. Vigilância Epidemiológica de Severínia)

 

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde

Realização: Vigilância Epidemiológica, Sala da Vacina e ESF

 

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região