Notícias 
Secretaria de Educação inicia processo de tempo integral com o programa Mais Educação - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Educação 
Secretaria de Educação inicia processo de tempo integral com o programa Mais Educação
02/10/2014
  • 0
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7

No mês de setembro foi implantado no município o programa Mais Educação, uma parceria da Prefeitura, Secretaria da Educação Municipal com o Governo Federal, que tem como objetivo ampliar a jornada escolar em duas horas, induzindo à educação em tempo integral, uma tendência do modelo educacional brasileiro.

A Secretária da Educação Leonídia Madrid foi junto ao prefeito Nil a responsável pela conquista, que entre outras está a construção de uma Creche Escola de período integral no valor de 1,6 milhão e também a primeira Escola Infantil de período integral no valor de 3,5 milhões, todos recursos conquistados junto ao Governo Federal.     

A primeira escola a ser beneficiada com o Programa Mais Educação foi a E.M José Severino de Almeida, atendendo cento e cinqüenta alunos em contra turno escolar. Os que estudam no período da manhã, almoçam na escola e ficam até às 14hs, enquanto os que estudam no período da tarde passaram a entrar às 11hs.   

O Programa tem como princípios: a articulação das disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais; a constituição de territórios educativos para o desenvolvimento de atividades de educação integral; a integração entre as políticas educacionais e sociais; e a valorização das experiências históricas das escolas de tempo integral.

As atividades que estão sendo desenvolvidas no Mais Educação de Severínia é a educação ambiental por meio da jardinagem, possibilitando o contato e respeito com a natureza, o plantar, ciclos e estações, cultivo da terra e plantio diversos, além dos cuidados e colheitas; Cultura e Artes por meio de aulas de artesanato, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, bem como despertar sua criatividade, iniciativa, responsabilidade e disciplina, utilizando materiais recicláveis; Apoio Educacional indo ao encontro com a necessidade de sanar as dificuldades de aprendizado e Esporte e Lazer, proporcionando articulação entre recreação e esporte, bem como a integração dos alunos, introduzindo a vivência de atividade competitiva sempre trabalahndo o respeito da regras e respeito aos colegas, contemplando também o desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo.

A escolha dos alunos foi feita em parceria com o Programa Estratégia Saúde da Família e programa Bolsa Família.

Segundo a diretora Sueli Aparecida Claudino Pinto, o Mais Educação, visa fornecer subsídios pedagógicos que melhorem o desempenho escolar destas crianças. "O foco não é só cuidar e escolarizar, mas sim, contribuir para a educação dessas crianças com um cronograma educacional robusto e estruturado, sendo uma conquista imensurável para nossa educação". Informou a diretora.  

 

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região