Notícias 
Vigilância sanitária alerta frentistas na campanha NÃO PASSE DO LIMITE! - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Saúde 
Vigilância sanitária alerta frentistas na campanha NÃO PASSE DO LIMITE!
17/03/2015

 

Esta é uma Campanha do Governo do Estado e será realizada pela Vigilância Sanitária Municipal, amanhã, dia 18, com o objetivo de alertar os Donos de Postos de Combustível, os Clientes e os Frentistas sobre os Riscos Causados pela Exposição à Gasolina, que contém diversas Substâncias Químicas, entre elas o BENZENO (Altamente Cancerígeno).

Aderindo à Campanha Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde de Severínia, por meio da Vigilância Sanitária, comunica à população, principalmente os frentistas sobre a Campanha educativa “Não Passe do Limite! Complete o Tanque Só Até o Automático!”.

O objetivo da campanha é orientar os trabalhadores sobre os danos à saúde que a gasolina provoca quando seus vapores são inalados durante o abastecimento, aos condutores sobre os danos aos veículos e também à saúde e ao meio ambiente quando abastece além do travamento automático da bomba, isto é “até a boca”.

“Em conjunto com o Estado, a Prefeitura aderiu a essa campanha que é de extrema importância para o bem estar de todos. Algumas pessoas desconhecem o perigo de abastecer o veículo além do seu limite e acabam tendo sua saúde prejudicada. O benzeno, substância presente no combustível é considerado altamente cancerígeno, além de afetar o sistema sanguíneo”, explicou a coordenadora de divisão de vigilância sanitária.

Como parte da campanha a equipe fará visitas aos postos de combustíveis em funcionamento no município.

RISCOS À SAÚDE

A intoxicação por benzeno, por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas, pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte. O cérebro e o fígado também podem ser atingidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) inclui o benzeno em sua lista de produtos cancerígenos. O derramamento do combustível excedente do tanque no solo e sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente, pois gera contaminação do lençol freático e da água.

RISCOS AO VEÍCULO

Abastecer o tanque “até a boca” também prejudica o automóvel. O combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver vapores gerados durante o processo de abastecimento. Quando o canister entra em contato com combustível na forma líquida, ocasiona falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível, danos à pintura e desperdício.

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região