Notícias 
Severínia participa de levantamento sobre condições bucais no Estado - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Saúde 
Severínia participa de levantamento sobre condições bucais no Estado
08/04/2015

O município de Severínia foi escolhido junto a mais 176 municípios paulistas para sediar fase prática do Levantamento das Condições Bucais do Estado de São Paulo (SBSP 2015). 20 mil pessoas serão examinadas.

A pesquisa pretende conhecer a prevalência e severidade das cáries, doença periodontal, má oclusão, trauma e edentulismo, nas faixas etárias de 15 a 19, 35 a 44, e de 65 anos ou mais. Além de obter informações socioeconômicas, como utilização de serviços odontológicos, autopercepção e riscos à saúde bucal, capital social.

A equipe de odontologia municipal foi responsável por realizar noventa exames.

 Os pacientes para o levantamento foram selecionados pelas equipes de saúde bucal. As visitas aconteceram no bairro Cohab 4.  

DADOS

Segundo dados do último levantamento nacional realizado em 2010, apontaram que a cárie dentária vem diminuindo nas idades/faixas etárias de 5-12 e 35-44 anos. Contudo, na faixa etária de idosos os resultados continuam preocupantes.

A doença periodontal passou a ser um problema ainda maior devido à mudança do perfil epidemiológico, atingindo percentual considerável da população adulta. A má oclusão atinge – nos estágios mais severos – parcela importante de crianças e adolescentes, e é um assunto a ser abordado em termos de incorporação de tratamento ortodôntico em serviços de saúde. Outro fator importante levantado é que a doença cárie vem se polarizando.

Após a análise dos dados, haverá uma pós-estratificação, para que uma possível inferência na área de saúde possa ser feita. A coleta de dados está sendo realizada desde novembro de 2014, com prazo de conclusão no próximo mês de maio. Resultados finais serão divulgados até junho de 2015.

galeria de imagem:

 

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região