Notícias 
CREAS realiza mobilização no dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianç - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Assistência Social 
CREAS realiza mobilização no dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianç
20/05/2015

O CREAS- Centro de Referencia Especializado da Assistência Social, juntamente com a Secretaria da Assistência Social com o total apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Edwanil de Oliveira, promoveu no dia 18 de maio, uma peça teatral alusiva a Campanha- Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes intitulada “ A História de Martinha e outros conflitos”, que abordou o tema violência/abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O evento aconteceu nos turnos manhã e tarde, no Teatro Municipal, com a participação de aproximadamente 400 crianças e adolescentes, alunos oriundos da rede Municipal e Estadual do Município.

O evento contou também com a equipe do CREAS, equipe da Secretaria da Assistência Social, equipe do CRAS, equipe dos Projetos Alvorecer e Ação Jovem, Representantes da Secretaria da Saúde,  Vereadores, Conselho Tutelar, CMDCA, Guarda Civil e Militar. Representantes da Secretaria da Educação, Diretores, Vice Diretores e Coordenadores.

A coordenadora do CREAS, Elidia Santana, deu boas vindas agradecendo a presença de todos, alertou que, “O Abuso Sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a pratica de qualquer ato de natureza sexual”.

A primeira dama Neuza Beline salientou a importância de estarmos juntos nessa luta diária, enfatizou sobre a denuncia, de não se calar frente a estas situações. “Para tanto, o município conta com uma equipe de profissionais capacitadas para o atendimento destas demandas”.

As denuncias podem serem  feitas anonimamente através dos telefones do CREAS (3817 1304), Conselho Tutelar (3817 2047) ou ainda pelo Disque 100.

A peça encenada pela companhia Teatral Cia Rio Circular, de Barretos, com elenco de Izael Barrozo e Barbara Passos, dirigidos por Adonias Garcia, apesar de abordar um tema difícil e dramático, acertou em cheio na medida, fazendo uma apresentação muito bem humorada representada nas figuras dos palhaços, e sendo na maior parte do tempo lúdica e musical.

O público presente pode além de se informar, se divertir.  No final de cada apresentação foi servido o lanche.

Dia 18 de maio

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades publicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

A data foi escolhida para marcar o seqüestro da menina Araceli Cabrera Sanches, em 18 de Maio de 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A família da menina se silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os assassinos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. A morte de Araceli, contudo, ainda causa indignação e revolta. O dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Galeria de Imagem:

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região