Notícias 
Com aprovação total, Merenda Escolar vira roteiro de projeto de alimentação saudável nas escol - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Educação 
Com aprovação total, Merenda Escolar vira roteiro de projeto de alimentação saudável nas escol
14/08/2015

A Prefeitura de Severínia oferece diariamente um cardápio diferenciado com alta qualidade nutricional para mais de 3.300 alunos. A merenda atende toda a rede municipal, educação infantil e ensino fundamental, como também a rede estadual, ensino médio.

São consumidas em média, 11.200 refeições por dia. Mas, nem sempre foi assim.

Essa é mais uma página virada  pela atual administração municipal, que com muita sensibilidade e responsabilidade fez mudanças radicais para que a alimentação servida pela Cozinha Piloto Municipal atendesse a necessidade das crianças e adolescentes com refeições balanceadas, cardápio variado e atrativo.

Carmem Silvia Batista, responsável pelo Cozinha Piloto, foi contratada com essa missão. " O prefeito Nil me convidou porque ele queria uma melhora da merenda, e pediu para que não fosse medido os esforços, me dando carta branca."

Outra responsável pela mudança é a nutricionista Neuza Madalena de Oliveira. "Antes, não podia sequer visitar a cozinha. Hoje tenho liberdade e apoio para fazer as interferências e cumprir o meu papel de proporcionar uma boa alimentação a todos. Introduzimos alimentos que até pouco tempo não tínhamos ou eram ofertados em quantidades muito pequenas, como frutas, verduras, saladas e suco de laranja natural".

A mudança sortiu resultados positivos, e a equipe tem recebido muito elogios de diretores de escolas e pais de alunos. "Em algumas escolas já aumentamos a quantidade de merenda por duas vezes e já deixamos claro que se precisar de mais é só pedir". Afirma Carmem, orgulhosa pelos resultados.

Projeto Alimentação Saudável

Pensando em aumentar ainda mais a adesão dos alunos à merenda, A E.M”José Severino de Almeida” e a Prefeitura Municipal de Severínia desenvolvem o Projeto Alimentação Saudável, que incentiva o consumo de alimentos naturais e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde, tudo de forma atraente, lúdica e educativa.Para isso os alunos estão visitando o local onde são preparadas as refeições.

Na terça feira, 11, foi a vez da sala da professora Sibeli, 5º ano, ver de perto o funcionamento da Cozinha Piloto.

Segundo a professora, a visita serve para que as crianças observem o processo de preparação dos alimentos e compreendam o cardápio preparado pela nutricionista, que equilibra vários nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo e para valorizar uma boa alimentação.

" Nossa intenção é que eles vejam como tudo é feito com cuidado, higiene e produtos de qualidade, visando que eles prefiram a merenda ao lanchinho normalmente pouco nutritivo que acabam comprando nas cantinas." Explica a nutricionista Neuza que vai ainda mais longe na análise da importância dessa refeição. " Isso vai proporcionar um resultado de saúde a longo prazo, evitando a obesidade infantil, que é um grande problema de saúde pública nos dias de hoje". finalizou.

Atendimento

A Cozinha Piloto Municipal atende todas as escolas creches, escolas estaduais e municipais, APAE e Projetos sociais. Conta com onze funcionárias que preparam todos os dias em dois períodos, uma média de 120 kg de arroz, 40 Kg de feijão, 100 kg de carne, saladas, frutas, verduras, leite e pão à vontade.

Para servir a turma do período da manhã, o trabalho começa bem cedo, as 5:30hs, e por volta da 8:30hs a perua já distribui a merenda. Daí recomeça tudo de novo para o preparar a merenda da turma da tarde, que fica pronta por volta das 14hs. Uma vez por semana é preparado também um jantar que é servido as mamães do curso de gestantes.

Para os berçários e creches com crianças abaixo de quatro anos, a cozinha manda as mercadorias e leite, e a refeição é feita no local. Os pães são entregues pelas padarias diretamente a cada instituição.

Tudo sob um rigoroso contro de estoque, entrada e saída de alimentos, que evita erros e disperdício do dinheiro público.

Com a novo veículo especial para a Merenda Escolar, a comida chega sempre na hora certa.

Mais melhorias

Para melhorar ainda mais o serviço de alimentação, a Prefeitura Municipal está reformando a Cozinha Piloto, fazendo ajustes na estrutura e nova pintura.

No ano passado a Prefeitura trocou todos os copos e talheres da unidades atendidas e já está chegando mais 3 mil novos pratos.

Galeria de Imagem:

 

 

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região