Notícias 
Severínia se classifica em 3º lugar na etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente - Notícias - Portal Prefeitura Municipal de Severínia-SP
 Saúde 
Severínia se classifica em 3º lugar na etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente
04/09/2015

Projeto inscrito pelo município agora concorrerá na etapa nacional.

A cidade de Severínia foi selecionada para a etapa nacional para concorrer ao Prêmio Brasil Sorridente, que tem como objetivo incentivar a realização de ações de saúde bucal voltadas à população.

Com apoio e investimentos da Prefeitura o município possui projeto de atendimento integral à saúde bucal com corpo clínico especializado,  e já garantiu o 3º lugar na seleção estadual na categoria de municípios até 50 mil habitantes.

Segundo o Conselho Estadual de Odontologia, a iniciativa contempla os municípios que se destacam na implantação de iniciativas bem-sucedidas na prática da Odontologia. No caso de Severínia, por exemplo, a prática destacada foi o atendimento feito em parceria com o Hospital Hospital Pio XII na realização de exames preventivos do câncer bucal, onde são encaminhados os casos de doenças bucais graves, além do atendimento a pessoas com dificuldade de locomoção, que é feito nas residências e as campanhas nas escolas infantis, com a distribuição de kits de higiene bucal para as crianças. “Atualmente, a porta de entrada para o tratamento são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as escolas, onde nos consultórios realizamos todo tipo de tratamento". Explicou a coordenadora de saúde bucal do município, Janaina Kfouri.

"O terceiro lugar foi um grande avanço se comparado com a quinta colocação conquistada em 2014, e olha que por muito pouco não chegamos em primeiro lugar". Ressaltou Janaina.

Prefeito Nil, primeira dama Neuza e a coordenadora da saúde bucal Janaina Kfouri recebendo o prêmio de 5º Lugar em 2014 na sede do CROSP em São Paulo.

Agora o município será certificado e ganhará um prêmio, ainda não divulgado, pela colocação entre todos os municípios do Estado e também concorrerá ao prêmio nacional, onde a primeira colocada de cada categoria receberá um equipamento para consultório odontológico com o patrocínio de uma empresa de equipamentos  e kits de higiene bucal para a população.

Criado pelos Conselhos Federal e os Regionais de Odontologia, o concurso foi inspirado no programa Brasil Sorridente, do governo federal. Entre 2003 e 2010 a iniciativa investiu aproximadamente R$ 3,5 bilhões em ações de atenção à saúde bucal. A implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e a ampliação das Equipes de Saúde Bucal (dentro da Estratégia Saúde da Família) estão entre os principais resultados do programa. Em sua 10° edição, o Prêmio contou pela primeira vez com a premiação estadual.

Por meio de cada Conselho Regional de Odontologia, três municípios foram escolhidos para cada categoria. Em São Paulo, no grupo com municípios de até 50 mil os vencedores foram: Pederneiras (1º lugar); Mombuca (2º lugar); Severínia (3º lugar); Santo Antonio da Alegria (4º lugar) e Itajobi (5º lugar). Já na categoria de 50 a 300 mil, os premiados foram: Ferraz de Vasconcelos (1º lugar); São Sebastião (2º lugar); Caraguatatuba (3º lugar); Jacareí (4º lugar) e Araraquara (5º lugar). E na faixa acima de 300 mil habitantes, as cidades vencedoras foram: São Bernardo do Campo (1º lugar); Santo André (2º lugar); São José do Rio Preto (3º lugar); São Vicente (4º lugar) e Jundiaí (5º lugar).

O prefeito Nil explicou que os bons resultados da equipe de odontologia não o surpreende, já que trata-se de um trabalho diário, feito com muita dedicação pelos profissionais envolvidos. "Eu venho acompanhando passo a passo as ações do setor de saúde bucal e essa premiação só veio para sacramentar o bom trabalho que é desenvolvido. Quer agradecer em nome do município, a nossa coordenadora Janaina Kfouri e aos profissionais, Maria de Lourdes Veloso Sarti, Edson Carlos Paredero, Márcia Claudia Ferrareze Cristófolo, Ronaldo Bueno de Carvalho, Álvaro Roberto Campos Pinto, Adriana Gonçalves da Silveira, Lídio Esperidião dos Santos Junior, Marília Campos Pinto Tofanin, Gisele Del Arco, Marcelo Vicente Secchieri e auxiliares, por essa conquista e bons serviços prestados a toda a população". Disse Nil.

Galeria de Imagem:

Mais Notícias
19/04/2017  Educação 
Projeto - Arte na Escola
19/04/2017  Obras 
Solução do problema na rua Salomão Galib Tannuri
17/04/2017  Prefeito 
Comemoração ao Dia da Páscoa
11/04/2017  Saúde 
COMUNICADO Vigilância Sanitária
11/04/2017  Saúde 
Ação Solidária arrecada mais de 2 toneladas de alimentos para as Santas Casas da Região